globo O ‘Fantástico’ deste domingo, dia 9 de fevereiro, traz uma série de reportagens especiais sobre a onda de calor que tomou conta do Brasil neste verão. A repórter Sonia Bridi conta como em qualquer cidade do país o assunto principal é o mesmo: as altas temperaturas dos termômetros. E a tendência é só piorar. Um das explicações científicas para o fenômeno está no ar quente e seco que se instalou entre o Sudeste e o Sul. Outra matéria mostra como isso afeta a vida dos brasileiros e a forma curiosa que as pessoas têm encontrado para minimizar o sofrimento no trabalho, na escola e no comércio. O racionamento de água também será abordado pelo programa, com exemplos de cidades que já estão economizando e a importância de as famílias reduzirem o consumo de água.

- Publicidade -

A reportagem especial da semana é sobre criatividade. O documentário especial da BBC, “How to Be More Creative”, rompe a ideia de que a criatividade é algo além da explicação científica e mostra o que acontece dentro do cérebro quando temos uma ideia. O ‘Fantástico’ ouve neurocientistas brasileiros e especialistas como o carnavalesco Paulo Barros, que apontam os caminhos para quem quer se tornar mais criativo.

O segundo episódio do quadro ‘Percepções’ é sobre ilusão de ótica. Tadeu Schmidt entra no ‘Labirinto das Ilusões’ acompanhado do mágico Kronnus e demonstra, na prática, que nem sempre podemos confiar naquilo que vemos e sentimos.

- Publicidade -