Assim como os Dez Mandamentos, os sete pecados capitais foram formalizados para que os cristãos evitassem infringir a moral que rege a convivência humana. Adotados por outras religiões, mas com diferentes interpretações, os pecados capitais definidos como luxúria, inveja gula, preguiça, avareza, orgulho e ira são vícios que qualquer pessoa pode cometer.

- Publicidade -

A história dos pecados, que ainda gera controvérsia, é tema da série Sete Pecados Capitais, do The History Channel. Durante sete episódios, a atração analisa suas origens na doutrina religiosa, bem como as características de cada um, e a sua correspondente punição. Além de apresentar a teoria por trás desses vícios, o programa viaja no tempo e revela quais personagens históricos ficaram mais associados com determinado pecado devido aos atos que praticavam.

No dia 10/6, sexta-feira, às 21h, o canal apresenta episódio sobre a luxúria. Enquanto gregos e romanos celebravam a luxúria, o cristianismo a definiu como pecado. A história dessa transgressão religiosa é bastante polêmica, e remete às orgias gnósticas cristãs e a casos de exorcistas que lutaram contra Asmodeu, o demônio da luxúria. Alguns cientistas defendem que o pecado da luxúria já estaria determinado no código genético.

- Publicidade -