Nós, homens, somos seres surpreendentes: fisiologia, capacidade cognitiva e adaptabilidade nos definem como a mais bem sucedida espécie que já viveu sobre a Terra. Na quinta-feira, dia 12 de maio, às 22h, os telespectadores do Discovery Channel e do Discovery HD Theater terão acesso a um retrato fascinante de nossa própria condição com a estreia de PLANETA HUMANO, superprodução que documenta o momento evolutivo do homem e as formas que encontramos para a sobrevivência nos mais distintos habitats do planeta.
Dividida em oito episódios com uma hora de duração e exibição simultânea em ambos os canais, PLANETA HUMANO é uma coprodução entre BBC e Discovery Channel, dos mesmos criadores de Planeta Terra e Vida. Os quatro anos de produção, a capitação inteiramente feita em HD e as mais de 80 localidades visitadas pela série inédita resultam em imagens incríveis que registram histórias de sobrevivência.
Cada episódio é narrado ao público brasileiro por Milton Nascimento e documenta a relação entre o homem e o seu ambiente em localidades com características particulares: oceanos, montanhas, florestas, savanas, rios, Ártico, desertos e grandes centros urbanos, respectivamente de acordo com a ordem de exibição. Em cada um desses ambientes, a série destaca indivíduos, comunidades e tradições, de uma maneira sem precedentes, para mostrar como essas pessoas conseguem enfrentar os desafios de seu cotidiano particular: desde vales profundos, penhascos, chuvas torrenciais, aos percalços da selva urbana.
O telespectador conhecerá povos indígenas que vivem na floresta Amazônica, em total harmonia com a natureza, sem nunca ter contato com outra cultura além da sua própria; mulheres e crianças que cruzam o deserto do Saara para colher tâmaras e recolher água de um único poço, usando as estrelas e as dunas como guias; o povo Korowai, da Papua Ocidental, que vive em casas de madeira em árvores gigantescas – e quanto mais alta a casa, maior o prestígio do morador; os inuits, que aproveitam as marés para recolher moluscos, enfrentando os riscos de afogamento e de serem esmagados entre blocos de gelo no Canadá; crianças do Quênia que procuram mel usando pássaros como guias e enfrentando árvores repletas de abelhas africanas, entre outras histórias.