O correspondente internacional da RedeTV! Franz Vacek foi o primeiro repórter de televisão (do Brasil) a entrar na Libia. O jornalista atravessou a fronteira do Egito com a Líbia, na manhã de sábado, dia 26 de fevereiro, e foi até a cidade de Tobruq, na costa leste do país. De volta ao Egito, depois de passar o dia na Líbia, o enviado da RedeTV! falou ao vivo, para o RedeTVNews, dando todos os detalhes sobre a situação no país.
Franz contou que não há oficiais do governo para fazer o controle da fronteira e ingressou no país após mostrar o passaporte para manifestantes, que exigem a queda do regime de Muamar Gaddafi. Pela estrada também não há sinais de polícia ou exército. Franz entrou e saiu do país sem sequer um carimbo no passaporte. "Eu fui saudado com muita alegria pelas pessoas. Eles querem mostrar ao mundo que o Gaddafi não está mais no controle da região", disse. Franz contou que viu casas que foram destruídas durante os confrontos desta semana, que terminaram com a retirada do exército líbio da região.
A entrada de Franz Vacek em território líbio se deve ao planejamento jornalístico da RedeTV!, que optou por uma estratégia diferente. A maior parte da imprensa tentou entrar pela Tunísia (que fica do outro lado) e não conseguiu. Mas a emissora optou por enviar Franz pela fronteira com o Egito, que é controlada pelos rebeldes, e deu certo. Segundo Vacek, as condições de conexão em território rebelde são muito ruins. Nesta segunda-feira, dia 28, Franz tentará chegar a Benghazi, segunda principal cidade, depois de Trípoli, capital do país.