O SBT – Sistema Brasileiro de Televisão apresenta o novo diretor nacional de jornalismo, Alberto Villas, e anuncia que investirá em jornalismo de rede e em eventos regionais. Com base no grande sucesso do SBT Folia – com a transmissão do Carnaval da Bahia, de São Paulo, e flashes durante a programação – emissora decidiu investir fundo nos eventos regionais.
A rodada de apresentações aconteceu na segunda (4), no Hotel Tivoli, em São Paulo, e contou com abertura do presidente do Grupo Silvio Santos, Guilherme Stoliar, seguido do vice presidente do SBT, José Roberto Maciel que falou sobre os aspectos da reestruturação do SBT. Maciel salientou a importância de estratégia e planejamento para atingir os objetivos de crescimento da emissora, e arrancou aplausos da plateia ao anunciar que o SBT vai explorar cada vez mais a programação das regionais. “O sucesso do SBT Folia com a TV Aratu provou a força que esses eventos têm”, disse o vice presidente.
O diretor nacional de rede, Roberto Franco, tratou do tema “Rede e Integração”, e reforçou o discurso de Maciel estabelecendo datas para reuniões e grupos de trabalho entre SBT e afiliadas com o propósito de estreitar ainda mais o relacionamento. Franco ainda falou sobre as oportunidades de desenvolvimento de negócios que surgem com novas plataformas, como a internet e a TV digital.
Almoço com as estrelas do SBT
Durante o almoço, servido no restaurante do hotel, os representantes de afiliadas do SBT puderam conhecer algumas das estrelas do SBT. Lígia Mendes, André Vasco, a jurada do Se Ela Dança Eu Danço, Lola Melnick, e os jurados do Qual é o Seu Talento, Miranda, Arnaldo Saccomani e Cyz, fizeram questão de participar do evento.
À tarde, quem abriu o ciclo de palestras foi Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE, que apresentou um perfil detalhado da Classe C no Brasil, faixa social que predomina entre os espectadores do SBT. Henrique Casciato, diretor comercial do SBT, explicou detalhes do panorama comercial nacional, e falou sobre os desafios para se conquistar mercado no atual cenário. Casciato destacou as oportunidades de negócios que se abrem com a transmissão de eventos regionais que acontecem em todo o País. “A programação regional, com transmissão de eventos regionais, agrega valor à marca”, disse.
Hugo Rodrigues, CEO da Publicis, fez uma apresentação em que esmiuçou os desafios que a TV enfrenta no atual cenário, em que divide espaço com tantas outras mídias, e deu soluções criativas para driblar os obstáculos do mercado.
O encontro foi encerrado com a palestra de Daniela Beyruti, diretora artística e de programação do SBT. Ela comentou o planejamento da programação da emissora para 2011. Entre as novidades anunciadas por Daniela, estão: o lançamento da novela Amor e Revolução, de Tiago Santiago; os realities Esquadrão do Amor, SOS Casamento, Supernanny e Esquadrão da Moda, que serão exibidos em temporadas de 13 a 26 episódios, em esquema de revezamento; os programas da linha de shows, Qual é o Seu Talento? e Cantando no SBT, que também serão exibidos por temporadas; e a quinta temporada da série Sobrenatural, inédita na TV aberta. A diretora também ressaltou a importância do planejamento, “Este planejamento é para 2011, e comecinho de 2012. Queremos trabalhar com a maior antecedência possível, assim podemos encontrar o melhor talento, e produzir tudo com a melhor qualidade”, falou.