A Recording Academy, organização norte-americana formada por músicos, produtores, técnicos e profissionais do universo fonográfico, anunciou os nomes que serão agraciados em 2012 com a estatueta do Special Merit Awards, premiação especial do GRAMMY. Na categoria “conjunto da obra” (Lifetime Achievement Award), serão honrados músicos como Glen Campbell, Diana Ross, George Jones, Gil Scott-Heron, a dupla The Memphis Horns e o grupo The Allman Brothers Band – além, é claro, do brasileiro Antônio Carlos Jobim, um dos criadores da bossa nova.

- Publicidade -

Já a categoria dedicada aos “curadores” (Trustees), cujo objetivo é celebrar profissionais que ajudaram no crescimento da indústria musical, terá prêmios entregues em nome de Dave Bartholomew (arranjador e compositor de R&B e jazz), Rudy Van Gelder (engenheiro de som) e Steve Jobs (pela revolução causada na música digital com o surgimento do iPod). Por último, na categoria “técnica”, serão premiados a empresa Celemony (responsável por um software chamado Melodyne, de edição musical) e o premiado engenheiro de som e produtor Roger Nichols, que trabalhou com astros como os Beach Boys, James Taylor, Stevie Wonder e Frank Zappa.

Nesta 54ª edição do GRAMMY, quem lidera em número de indicações é o rapper Kanye West, concorrendo em sete categorias, no total. Logo depois dele vêm, todos concorrendo a seis prêmios cada um, a cantora inglesa Adele, o cantor de R&B Bruno Mars e a banda de rock Foo Fighters.

O GRAMMY vai ao ar, com transmissão ao vivo pelo canal de TV por assinatura TNT, no domingo, dia 12 de fevereiro, começando às 23h. Durante toda a transmissão, o canal disponibilizará o áudio original em inglês, por meio do recurso da tecla SAP. Quem perder pode conferir a reapresentação do evento na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, às 18h30.

- Publicidade -