Nos debates deste ano, executivos, especialistas e autoridades procurarão responder as questões que se colocam a partir do grande crescimento pelo qual o setor de TV por assinatura vem passando nos últimos seis anos. Quais os melhores caminhos para ampliar o ritmo de crescimento do mercado a partir de agora? Quais as inovações em serviços e produtos que surpreenderão o consumidor nos próximos anos? Como serão distribuídos os papéis entre os players deste mercado e como se dará a competição a partir de agora?

- Publicidade -

O Congresso está dividido em quatro grandes painéis e treze sessões especiais, sendo seis abordando o tema Mercado, quatro sessões sobre Regulamentação e três sessões sobre Tecnologia.

A abertura do Congresso, no dia 9 de agosto, terá como tema "Inovação e desregulamentação: os caminhos para o crescimento" e será realizada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Participam do mesmo painel o embaixador Ronaldo Sardenberg, presidente da Anatel; senador Eduardo Braga, presidente da Comissão de Comunicação do Senado, o senador Walter Pinheiro, membro da Comissão de Comunicação do Senado, e o presidente executivo da ABTA, Alexandre Annenberg.

O primeiro painel da ABTA Feira e Congresso, a ser realizado após a abertura, terá a participação de Jeff Shell, presidente da NBC Universal International, o braço internacional de uma das maiores empresas de mídia e programação do mundo, responsável por canais como o Universal Channel, NBC, E!, Bravo, CNBC, Sprout, Weather Channel entre outros.

No dia 10, o painel "TV 2.0: a convergência dos serviços" terá a palestra do CTO da Motorola Mobility, Geoff Roman. Ele dará sua visão sobre o futuro da oferta convergente de serviços por meio das redes de TV paga e por novas plataformas digitais. Para trazer o debate para a realidade brasileira, também participam do painel Márcio Carvalho (Net Serviços), Ariel Dascal (OiTV), Milton Neto (LG) e Luis Andrade Lima (Algar Telecom).

Dois painéis se realizarão no terceiro dia do evento. O primeiro abordará o tema "A nova classe média digital". O palestrante Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular, mostrará quem e quantos são os novos clientes dos serviços convergentes oferecidos pelas empresas de TV por assinatura e como entender e conquistar esses consumidores. Para debater sobre as perspectivas de crescimento nesse setor e como programadores e operadores precisam se adaptar, participam os executivos Cristina Bandiera (Via Embratel), Silvia de Jesus (Viacabo), Rogério Takayanagi (TIM Brasil), Giani Giraldi Scarin (Globosat) e Marcello Zeni, diretor de afiliadas, Disney & ESPN Media Networks.

Na seguência, o painel "Novas tecnologias para novos serviços" terá a participação de Bob Mclntyre, CTO, Service Provider Group da Cisco. Nesta sessão, os principais executivos de tecnologia da indústria discutem o que se pode esperar em termos da evolução das redes, dos terminais de acesso, como será a convergência com as outras telas e quais os desafios de custos, investimentos e planejamento em inovação que ainda precisam ser vencidos. Participam como debatedores Antônio Carlos Marteletto (Via Embratel); Rodrigo Duclós (Net Serviços); Antônio Salles (Blue Interactive) e Virgílio Amaral (TVA/Telefônica) .

Nas sessões especiais, destacam-se as presenças do presidente da Telebrás, Caio Bonilha, que falará sobre os desafios da banda larga no Brasil, e dos conselheiros da Anatel, Emília Ribeiro e João Rezende, que discutirão temas ligados à regulamentação do setor.

- Publicidade -