O músico Charles Gavin, ex-baterista do Titãs e apresentador do programa “O Som do Vinil”, mergulhou no universo da bossa nova para contar a história de sucesso da gravadora Elenco, comandada por Aloysio de Oliveira na década de 1960. Dividida em seis episódios, a atração “Elenco – A Casa da Bossa Nova” estreia dia 15 de setembro, quinta-feira, às 21h, no Canal Brasil. “A série retrata não somente a trajetória profissional de Aloysio de Oliveira e de sua gravadora, mas também o nascimento, os fatos, os personagens e a explosão de um dos gêneros mais importantes da música do século XX: a bossa nova”, conta Gavin, que também assina o roteiro e a direção.
A ideia de fazer uma série sobre a gravadora Elenco surgiu em 2009, quando a bossa nova comemorava 50 anos. “Naquela ocasião, assisti a vários programas e tive vontade de produzir algo que abordasse esse tema sob outra perspectiva: a de um personagem importantíssimo nesta história, que atuou decisivamente nos bastidores produzindo álbuns antológicos e que montou o seu próprio selo independente para poder dar sequência ao trabalho de descobrir talentos e produzir discos”, explica Gavin.
Fotos, capas de discos, trechos de filmes e gravações em áudio da época ilustram as entrevistas com o escritor Ruy Castro, o jornalista Sérgio Cabral, o empresário André Midani, os compositores Roberto Menescal, Carlos Lyra e Edu Lobo, entre outros. Desenvolvido por Cesar Villela e Francisco Pereira, o design moderno das capas dos LPs da gravadora Elenco contribuiu decisivamente para a formação da identidade da empresa. Na série, as imagens das capas dos discos da gravadora foram escaneadas e restauradas a partir da coleção de LPs de Caetano Rodrigues, amigo do apresentador e colecionador de vinis como ele.
O programa mostra a trajetória artística e empresarial de Aloysio de Oliveira desde a criação do Bando da Lua (grupo que acompanhou Carmen Miranda até sua morte), passando pela direção artística da Odeon até a venda da gravadora Elenco, em 1968. A cada episódio, a série revela o envolvimento de Aloysio com grandes acontecimentos da música brasileira, como a produção do disco “Chega de saudade”, em 1959 (primeiro disco de João Gilberto), a efervescência musical do Beco das Garrafas (espaço da noite carioca onde a bossa nova amadureceu) e os pockets shows realizados na boate Au Bon Gourmet (foi no show Encontro, realizado com Vinícius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto e Os Cariocas, que a música “Garota de Ipanema” foi tocada pela primeira vez em público).