No dia em que o próximo Cultura Retrô vai ao ar, comemora-se 100 anos de nascimento do ator Paulo Gracindo. A apresentadora Marina Person traz para o telespectador uma raridade do acervo da TV Cultura, com o artista que dominou o cenário artístico com seu personagem Odorico Paraguaçu, na novela O bem amado. Vem de 1981 imagens dele no programa Jogo da Verdade, apresentado pelo jornalista Salomão Ésper.

- Publicidade -

O programa vai ao ar nesta quinta-feira (16/6), às 20h40, na TV Cultura. Outras memórias percorrem esta edição do programa. Há um ano, o mundo perdia José Saramago. O ilustre escritor deixou um rastro de passagens pela TV Cultura: 1992 – 1997 e 2003. Trechos desses tempos são revividos e conduzidos por Marina.

Memorável também é a data 17 de junho de 1991, quando o parlamento sul-africano aprova o fim da classificação das pessoas por raça. O fato aconteceu há 20 anos e o programa resgata um marco dos direitos humanos. Nos dias atuais, o ofício retrô desta semana é o Chapeleiro. E o representante é Du E-Holic, um jovem criativo que faz os mais variados tipos de chapéus.

O movimento final do programa faz mais uma volta no tempo e lembra que, há 50 anos, um dos maiores dançarinos do século XX, o russo Rudolf Nureyeg, pedia asilo à França.

- Publicidade -