De acordo com um estudo global divulgado pela consultoria Simon-Kucher & Partners, cerca de um terço dos usuários de serviços de streaming estariam propensos a cancelar pelo menos um deles nos próximos 12 meses. Isto mudaria, porém, caso serviços como Netflix, Disney+, HBO Max e outros cobrassem um valor mais baixo e exibissem publicidade.

- Publicidade -

De acordo com o estudo:

  • Um em cada cinco usuários (23%) diz ser “difícil” administrar a quantidade de assinaturas que possui.
  • O preço é o motivo mais comum para cancelar uma assinatura. 39% já cancelaram para economizar, e outros 30% porque o preço era muito alto.
  • Usuários mais velhos são menos propensos a cancelar. Enquanto aproximadamente 40% dos usuários menores de 24 anos cancelaram algum serviço, apenas 20% dos usuários maiores de 60 anos cancelaram uma assinatura de streaming no último ano.
  • Assinantes da Netflix, em todo o mundo, mostram uma maior aceitação de um modelo híbrido entre assinatura mais baixa, com exibição de anúncios/publicidade. Mais de 3/4 dos usuários não cancelariam o serviço caso este passasse a mostrar anúncios.

De acordo com Hans Munz, responsável de Mídia e Tecnologia da Simon-Kucher & Partners: “Isto mostra que os modelos híbridos de assinaturas e anúncios têm potencial e abrem portas para uma nova era de monetização do streaming”.

O Estudo Global de Streaming é baseado em uma pesquisa realizada pela consultoria entre abril e maio de 2022, com mais de 12 mil pessoas em 12 países – além do Brasil, Estados Unidos, Austrália, China, França, Alemanha, Índia, Holanda, Singapura, Espanha, Suécia e Reino Unido.

 

- Publicidade -